Pré-eclâmpsia: causas e tratamento

Pré-eclâmpsia: causas e tratamento

O aumento da pressão arterial na gravidez, principalmente após o segundo trimestre, deve ser avaliado com cuidado. Pode ser um sintoma da pré-eclâmpsia, uma complicação que atinge cerca de 5 a 7% das gestações.

A pré-eclâmpsia se caracteriza pela hipertensão arterial e a presença de proteína na urina. Em alguns casos, pode, também, acarretar retenção de líquido corporal. Neste texto, te ajudaremos a entender melhor sobre essa condição. Confira.

 Riscos durante a gestação

O período da gravidez deve ser acompanhado por um obstetra. Pacientes que apresentam quadros de pré-eclâmpsia devem realizar o pré-natal de alto risco. A possibilidade de deslocamento da placenta pode acarretar um nascimento prematuro. Além de problemas após o parto para a mãe e o bebê.

Outro fator que deve ser observado é a possibilidade de evolução para a eclampsia – quadro que envolve convulsões –, a Síndrome de Hellp ou alterações em órgãos vitais importantes.

O índice de mortalidade materna é alto, assim como os riscos de complicações durante a gestação. Devido a possibilidade de crescimento uterino restrito, a diminuição do líquido amniótico e a hipoxemia (supressão crônica ou aguda de oxigênio para o bebê), além de prematuridade.

 Tratamento da pré-eclâmpsia

A causa da pré-eclâmpsia é de origem placentária na maioria das vezes, mas existem mães hipertensas que desenvolvem pré-eclâmpsia sobreposta (nesses casos, ainda mais grave). O mais importante é ter uma assistência pré-natal e um parto seguro. O pré-natal de alto risco é o indicado para esse controle.

Na maioria dos casos, o parto será o melhor tratamento. O médico tem que pesar os riscos entre um parto prematuro e a gravidade apresentada pela mãe. Em outros casos, o tratamento pode envolver o uso de corticosteroides para contribuir com o desenvolvimento dos pulmões do feto e conduta expectante.

Após o parto, algumas pacientes podem precisar de usar medicamentos para controlar a pressão. Saiba que a ND está preparada para te ajudar com pré-natal e pré-natal de alto risco com os profissionais mais qualificados.