Hipertensão Arterial

Como se prevenir da hipertensão arterial

A hipertensão faz parte da realidade de, aproximadamente, 25% dos adultos brasileiros. Você provavelmente conhece alguém que sofre com a pressão alta – como também é conhecida. Ela é uma doença comum, principalmente entre pessoas idosas. Não tem cura, mas pode ser controlada.

Quer saber como se prevenir da hipertensão? Este texto te ajudará a entender as causas da doença e dicas de como ficar longe dela. Confira.

O que é hipertensão?

A hipertensão acontece quando os vasos sanguíneos se contraem, elevando a pressão do sangue. Pode ser aferida por qualquer médico ou enfermeiro e considera-se normal o resultado de pressão sistólica (máxima) até 130 mmHg e diastólica (mínima) menor que 85mmHg.

Pacientes que apresentam, várias vezes, um resultado acima de 14 por 9 são encaminhados para observação. Este é um sinal da hipertensão arterial, mas o diagnóstico só pode ser dado pelo médico e o tratamento requer acompanhamento de um profissional.

O que ela causa?

Quando o sangue circula com muita pressão, ele pode causar danos para os vasos sanguíneos, que são envolvidos por uma camada muito fina e delicada. Com isso, eles podem se comprimir e, com o passar do tempo, entupir ou romper. O que pode afetar o coração, o cérebro ou os rins.

Se um vaso sanguíneo arrebenta no coração, por exemplo, pode causar a angina – que aumenta as chances de um infarto. No cérebro, o risco é de um ataque vascular cerebral (AVC). Já nos rins, as complicações podem alterar as filtrações ou paralisar os órgãos.

Qual o tratamento?

Apesar de não ter cura, a pressão alta pode ser remediada e  controlada. Pessoas com hipertensão devem verificar os níveis de pressão sanguínea de 2 a 4 vezes por dia. Além disso, o tratamento envolve o uso de medicamentos controladores da pressão, mudança de hábitos alimentares, comportamentais e prática de exercícios físicos. Sempre com acompanhamento médico.

Como se prevenir da hipertensão?

A pressão alta pode ser hereditária, então, se há histórico na sua família, saiba que outros fatores que interferem no desenvolvimento da doença podem ser monitorados. Mudanças no estilo de vida e dos hábitos podem ser significativas para diminuir os riscos da doença.

 

  • Pratique exercícios físicos: Não ser sedentário pode reduzir as chances de pressão alta. Uma caminhada de 20 minutos, quatro a cinco vezes por semana, já faz diferença. Além de controlar a pressão arterial, os exercícios físicos ajudam a elevar o “bom colesterol” e controlar os níveis de gordura e açúcar no corpo.

 

  • Se alimente melhor: Reduzir o consumo de sal é a primeira coisa. Ele aumenta a pressão arterial, uma vez que faz o corpo reter mais líquidos. Fique atento, também, ao consumo exagerado de produtos ricos em sódio. Dê preferência aos alimentos integrais, evite frituras e temperos industrializados.

 

  • Tenha hábitos saudáveis: O tabagismo e o uso de bebidas alcoólicas aumentam consideravelmente as chances de hipertensão. Exclua esses hábitos da sua rotina e tenha mais consciência. O cigarro é um fator de risco de doenças cardiovasculares muito perigoso e deve ser combatido.

Lembre-se de visitar um médico regularmente e sempre conferir sua pressão arterial. E se você curtiu essas dicas, compartilhe com seus amigos e ajude a diminuir os níveis de pessoas hipertensas.