Prevenção do câncer de mama: campanha Outubro Rosa

Prevenção do câncer de mama: campanha Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa se fortaleceu nos últimos anos. O movimento surgiu na década de 90, mas só a partir de 2016 ganhou repercussão nacional. O propósito é a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Além de promover maior acesso aos meios de diagnóstico e tratamento da doença.

Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que 59.700 novos casos de câncer de mama podem surgir em 2018. Desses, as principais vítimas são mulheres acima de 50 anos, porém cada vez mais, tem sido diagnosticado em pacientes mais jovens.

A genética é fator importantíssimo a ser considerado, principalmente quando existe história de câncer de mama em parentes de primeiro grau. O que muita gente não sabe é que algumas mudanças nos hábitos podem reduzir os riscos da doença. Este texto vai ajudar a conhecer mais sobre o câncer de mama e a se prevenir. Confira.

O que é o câncer de mama

O Câncer é um tumor maligno, consequência de alterações genéticas que ocorrem nas células, que passam a se multiplicar descontroladamente. Quando isso ocorre em conjuntos de células mamárias, é chamado de Câncer de Mama.

Apesar de mais comum em mulheres, a doença pode se desenvolver em homens também. A relação é de 1 caso masculino para 100 em mulheres. Por essa razão, as campanhas focam no público feminino, mas não quer dizer que os homens não devam se preocupar e, além disso, se prevenir.

Indícios para observar

É importante que as mulheres, nos momentos mais confortáveis, tenham uma relação de observação do próprio corpo. Não tem segredo, nem técnica. Tatear as mamas pode ajudar a perceber alterações.

Seja durante o banho ou na hora de troca de roupa, se toque e observe se há presença de nódulos fixos, duros e indolor. Se nota alguma diferença no mamilo e se sai algum liquido deles. Atente-se à pele, se ela está avermelhada, retraída. E se há pequenos caroços nas axilas ou no pescoço. Lembre-se sempre que, quanto antes diagnosticado e tratado, maior as chances de cura.

Prevenção do Câncer de Mama

Uma mudança no estilo de vida pode reduzir em até 30% os riscos de desenvolvimento do câncer de mama e de outros tipos de câncer também. A primeira delas é optar por um estilo de vida menos sedentário, incluindo uma rotina com práticas de atividades físicas regularmente. Também é importante prestar atenção na alimentação, dando prioridade aos alimentos mais saudáveis.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar são duas ações que, também, podem ajudar a afastar as chances de desenvolvimento do câncer de mama.

Bom, agora você já tem informações para entrar nessa luta também. Vamos juntas da campanha Outubro Rosa combater o câncer de mama. A Núcleo Diagnóstico não só faz parte desse movimento, como é uma parceira ideal para você na assistência médica. Conte conosco!