O que é e como lidar com a TPM

O que é e como lidar com a TPM

Toda mulher conhece ou já teve dúvidas se estava passando pela TPM, não é mesmo? A Tensão Pré-Menstrual é uma compilação de vários sintomas que são percebidos por muitas mulheres em um período próximo ao início da menstruação. Tais sintomas podem ser físicos, emocionais e ou comportamentais e se relacionam às mudanças hormonais que ocorrem no corpo feminino nesses períodos.

Eles variam de mulher para mulher, por isso é muito importante o acompanhamento médico para examinar a especificidade de cada caso. Para saber como lidar com a TPM, separamos algumas informações que podem ser úteis para uma convivência tolerável com esse período que é considerado por muitas mulheres como um dos mais difíceis de lidar.

 

Afinal, o que causa a TPM?

Ninguém sabe ao certo o que causa a TPM. Cientistas e médicos só apontam que ela se relaciona às mudanças hormonais que ocorrem no corpo feminino no período da menstruação. Apesar de, geralmente, acontecer antes do período fértil, em algumas mulheres os sintomas podem aparecer durante, depois, ou não acontecer.

 

Todos os sintomas são iguais?

Os sintomas podem variar e algumas mulheres sentem a TPM mais do que outras. Comumente, observa-se aumento da sensibilidade e do tamanho das mamas, ganho de peso, inchaço no corpo, dores de cabeça. Além de efeitos emocionais, como irritabilidade, alteração no humor, ansiedade e, até mesmo, depressão.

Há, ainda, a necessidade de se observar um caso pouco comum, que atinge cerca de 3% a 8% das mulheres: O Transtorno disfórico pré-menstrual, considerado a forma mais grave da TPM. Entre os sintomas há intensas alterações de humor que interferem na sociabilidade da mulher. Esse tipo de TPM exige diagnóstico cuidadoso e acompanhamento profissional.  

 

Quando devo ir ao médico?

Vale a pena dar ênfase: o acompanhamento médico é muito importante em qualquer situação que envolva a saúde humana. No caso da saúde feminina, é indicado uma consulta ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano. Assim, você pode conhecer as particularidades do seu corpo, além de garantir tratamentos mais eficientes para os sintomas que te atingem.

A TPM não possui um tratamento específico devido a variedade de sintomas que ela apresenta em cada caso. Converse com seu médico sobre os sintomas que você tem sentido, assim receberá dicas de medidas que podem aliviar os sintomas, como mudanças no estilo de vida, alteração na dieta ou o uso de algum medicamento.

 

O que fazer para amenizar a TPM?

Uma alternativa que pode ajudar a diminuir as interferências da TPM na sua qualidade de vida é uma alimentação balanceada. Diminuir o sal e comer bastante verduras e frutas é um começo. Alie essa rotina alimentar à prática de atividades físicas e, por mais que às vezes a vontade seja muito grande, evite o consumo excessivo açúcares e carboidratos, como doces e chocolate.

Curtiu esse artigo? Que tal deixar um comentário com suas dúvidas, sugestões ou impressões? Elas podem virar temas de próximas postagens. No mais, lembre-se de sempre procurar ajuda de um profissional e evitar automedicação e tratamentos aleatórios. Cuide-se!