Doenças Respiratórias

Home / Blog / Doenças Respiratórias

Doenças Respiratórias

Conheça as principais doenças respiratórias causadas pela poluição do ar

Os níveis de poluição na atmosfera interferem na quantidade de poluentes que respiramos. Como consequência, o sistema respiratório é, vez ou outra, afetado. Em determinadas regiões, como em grandes metrópoles ou cidades industriais, esses níveis refletem no alto índice de doenças respiratórias, como a asma e a bronquite.

Falaremos um pouco das principais doenças respiratórias causadas pela poluição do ar. Conheça os sintomas, faça uma avaliação e em caso de suspeitas procure um médico. As complicações no sistema respiratório podem ser graves e levar ao óbito.

Asma

A asma é uma das doenças respiratórias mais comuns, caracterizada pela dificuldade na respiração, chiado e aperto no peito. Fatores ambientais se associam às principais causas da doença, que pode surgir ou se agravar tanto a partir do contato com poeira, ácaros e fungos, quanto por questões relacionadas à variação climática.

A asma não tem cura. É uma condição genética que, aliada a fatores ambientais, pode desencadear os sintomas. No entanto, o tratamento pode controlar a doença por meio de medicação e educação do paciente com procedimentos que podem ajudar a conviver com ela.

Rinite e Bronquite

Estas duas doenças de ordem alérgica também são causadas, em geral, pela exposição aos poluentes atmosféricos. A rinite, uma alergia que ataca, principalmente, o nariz e os olhos. A bronquite, por vez, uma inflamação dos brônquios que pode ser crônica (duradoura) ou aguda (mais rápida).

O tratamento de ambas as doenças é simples, envolvendo medicação e redução da exposição aos fatores de risco. Além do mais, para os pacientes que sofrem de bronquite, o tabagismo é um mal que precisa ser combatido com urgência.

DPOC

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) tem gerado preocupação entre profissionais da saúde. Ela se parece muito com a asma, mas seu fator crônico (que não tem cura) é um agravante. O diagnóstico requer exame específico, a espirometria, além de exames de imagem e clínico.

A principal causa da DPOC é o tabagismo. Inclusive fumantes passivos estão expostos ao risco. No entanto, outro fator que aumenta as chances de desenvolver a doença é a poluição atmosférica. Em comunidades com alto índice de uso de combustíveis fósseis, os casos relativos à poluição podem ultrapassar o número de pacientes que adquiriram a doença pelo do hábito de fumar.

O tratamento envolve medicação diária e mudança no estilo de vida, principalmente entre os fumantes. Reduzir a exposição aos riscos é um passo difícil, mas essencial na vida dos pacientes.

Câncer de Pulmão

O câncer é uma das doenças que mais assusta as pessoas hoje em dia e seu desenvolvimento no pulmão pode estar associado tanto ao tabagismo quanto à exposição de poluentes. Após o contato com esses fatores de risco, uma célula normal do pulmão sofre uma mutação e começa a se reproduzir, causando um aglomerado de células defeituosas – o câncer.

Os sintomas mais comuns envolvem tosse, desânimo, dificuldade para respirar e engolir, dor torácica, emagrecimento, entre outros. O tratamento é bastante complexo e exige acompanhamento de uma equipe de médicos de várias especialidades.

 

Deu pra perceber que o sistema respiratório exige muitos cuidados, né? Outras doenças podem atacar este sistema e o hábito de fumar é um dos principais agravantes. Corte essa ideia da sua vida e tenha acompanhamento médico periódico. E se este artigo trouxe informações úteis, não deixe de compartilhar.